Telefonica e Telecom Italia podem anunciar fusão em Março

Os rumores da semana passada que davam conta de uma possível fusão entre a Telefónica e a Telecom Italia intensificaram-se hoje. Segundo o jornal brasileiro “O Globo”, as empresas espanhola e italiana poderão anunciar um acordo de fusão em inícios de Março.

A Telefónica esteve a debater a estratégia com banqueiros e obteve o financiamento necessário para celebrar o acordo, que deverá ser anunciado depois de ambas as empresas reportarem os seus resultados financeiros no final deste mês, salienta “O Globo”, citando fontes próximas do processo.

A Telefónica e a Telecom Italia recusaram-se a tecer comentários quando contactadas pela Dow Jones Newswires, refere o “The Wall Street Journal”.

O mesmo jornal refere que a operadora espanhola de telecomunicações – que detém 50%, tal como a Portugal Telecom, da brasileira Vivo – classificou de “infundadas” as notícias sobre uma possível fusão entre as duas empresas.

Um eventual acordo enfrentaria um duro teste por parte das autoridades da concorrência no Brasil, salienta o “WSJ”. Além da posição na operadora móvel Vivo, a Telefónica detém também uma participação na Telecomunicações de São Paulo (Telesp).

A Telecom Italia, por seu turno, controla 86% da TIM, que é a terceira maior operadora móvel no Brasil.

Um dos principais pontos de qualquer acordo que venha a concretizar-se prende-se com o valor a atribuir aos ativos de cada uma das empresas. Segundo fontes citadas pelo jornal “O Globo”, a participação da Telecom Italia na TIM vale mais do que a posição da Telefónica na Vivo.

Em debate está a possível venda dos 50% da Telefónica na Vivo à Portugal Telecom, que por sua vez tentaria celebrar uma parceria com a Tele Norte Leste Participações (TNE), também conhecida como Oi, sublinha a mesma fonte, citada pela Dow Jones.

No Brasil, a PT detém ainda uma posição no portal de Internet UOL e na tecnológica GPTI.

Deixe um comentário