Futurecom 2009 discute o futuro da banda larga no Brasil

Os próximos sete anos prometem revolucionar ainda mais a área de telecomunicações. É inviável pensar que uma Copa do Mundo de futebol e uma Olimpíada não determinarão mudanças efetivas. Pensar o presente/futuro é necessário. Mas os discursos se repetem. Tanto é assim que, mais uma vez, no Futurecom 2009, evento que acontece essa semana na capital paulista, a Banda Larga será o prato principal. A questão é que as divergências também não mudam. Falar parece fácil. Fazer é bem mais complexo.

A discussão da vez é o Plano Nacional da Banda Larga, que o presidente Lula deve anunciar na primeira quinzena de novembro – se o cronograma do governo for confirmado. Mas como no Brasil nada é simples, as disputas internas explodem. A disputa governo x teles mais parece uma partida decisiva de um campeonato de futebol, onde a passionalidade aflora os embates.

Certo é que há muito por fazer na oferta do serviço Internet de alta velocidade. O Brasil está muito atrás de outros países e é cenário de uma desigualdade sem igual. Mas os atores não conseguem sentar à mesa e chegar a um consenso. No ano passado, a discussão de tornar a banda larga num serviço público já era, por exemplo, levantado pela então recém-nomeada conselheira da Anatel, Emília Ribeiro.

No Futurecom 2008, ela defendeu que a idéia não só era conceitualmente lógica, como tecnicamente possível. “A infra-estrutura já existe”, disse a conselheira. Bastaria, segundo ela, que o governo federal encaminhasse pedido formal para que a Anatel regulasse o tema. Esse movimento não aconteceu, mas o governo preparou a sua própria estratégia e está prestes a divulga-la. O tema mobiliza operadoras, provedores de serviços, fornecedores e reguladores e há muito conflito em jogo. No Futurecom 2009, os painéis e debates discutirão esse tema.

::

Clipboard02888

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s