Teste comparativo – Celulares com player de música

Comparativo busca analisar a capacidade de reproduzir músicas de cada aparelho

Companheiro fiel do homem contemporâneo, o telefone celular atualmente traz muito mais funções do que simplesmente fazer e receber ligações.

Uma das funcionalidades mais apreciadas pelos usuários é a reprodução de músicas. Por isso, O Laboratório Digital escolheu “Celulares que reproduzem músicas” como o tema comparativo.


::
::
Na bancada

Entre as empresas que atenderam ao nosso convite estão a LG, com seu KM710 Black, a Motorola ROKR EM35 U2 Edition, a Nokia com o N96, a Samsung com seu F275 e a Sony Ericsson com seu W760.

Como o objetivo desse comparativo era de analisar a capacidade de reproduzir músicas, focamos nossa atenção nessa característica em especial, deixando de lado outros recursos mais avançados como acesso à Internet, GPS, câmera digital, etc.

A análise

No geral, os celulares com player de música não são os modelos mais caros das empresas, ocupando um nicho intermediário entre as versões de entrada e os smartphones. Entre os modelos analisados, os preços variaram de R$ 499 para o F275 da Samsung, até R$ 2.399, cobrado pelo Nokia N96.

Curiosamente, todos os modelos têm formato slide, onde a parte de cima do aparelho desliza sobre a de baixo, revelando o teclado, e praticamente todos aceitam o uso de fones de ouvido padrão com plug estéreos de 3,5 mm de diâmetro, seja diretamente no aparelho, seja com o uso de adaptadores, como é o caso do LG e do Sony Ericsson.

Outro ponto comum dos cinco candidatos é que eles são capazes de reproduzir músicas em alto e bom som mesmo sem o uso de fones de ouvido. No entanto, quando o assunto é fazer realmente barulho, nenhum deles supera o Samsung F275 com seus alto-falantes estéreos que até parecem uma boombox em miniatura.
Clipboard14
No geral, todos os players de música reproduzem arquivos em MP3 e outras variações como AAC, WMA, RealMedia, MIDI e WAV, e são capazes de tocar listas de músicas definidas pelo usuário ou separar as trilhas por características como autor, álbum, gênero ou escala de uma a cinco estrelas, atribuídas de acordo com o gosto do usuário.

Também nos preocupamos em avaliar o que chamamos de apresentação do produto e a interface com o usuário. Nesse quesito, o LG KM710 Black é o que mais impressiona, pois conta com dois displays. O maior tem desenho convencional e o menor, montado no centro do botão de navegação, traz informações visuais como, por exemplo, um pequeno relógio analógico que mostra as horas.

Em termos de ergonomia, o Motorola ROKR é o mais confortável de segurar, enquanto que os outros modelos seguem um padrão mais convencional: quadrado e na cor preta. A exceção nesse último caso é o W760 da Sony Ericsson, que com seu elegante tom de vermelho e detalhes em prata, passa um visual mais agressivo para o produto.

Sob testes

Como gosto musical é algo meio subjetivo, reproduzimos na redação um experimento que chamamos de “Teste Cego”. Explicando: colocamos os aparelhos dentro de uma bolsa de Neoprene, de onde saía o fone de ouvido de cada um dos cinco concorrentes. Pedimos então para alguns colegas da redação ouvir a mesma música reproduzida, uma por vez, por cada um dos celulares.

No geral, os cinco candidatos se saíram bem, mas o N96 da Nokia e o W760 da Sony Ericsson se destacaram.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s