Tendências nas telecomunicações para 2009-2010

OPINIÃO
Elia San Miguel
Analista de Pesquisa do Gartner

As oito principais tecnologias móveis em 2009 e 2010

Oito tecnologias móveis apresentarão uma evolução significativa até 2010 e impactarão as estratégias e políticas móveis no curto prazo.

Frequentemente, os clientes do Gartner questionam sobre quais tecnologias móveis devem ser observadas para elaborarem suas estratégias e políticas de adoção. Neste artigo, destacamos oito principais tecnologias para 2009 e 2010, baseados nos cenários para tecnologias móveis apresentados na última rodada de Conferências Gartner no mundo.

Bluetooth 3.0

Em 2011, nos mercados em que as tecnologias móveis estão desenvolvidas, como a Europa Ocidental, mais de 95% dos dispositivos móveis incluirão Bluetooth como um recurso disponível. Esta penetração será de mais de 80% em média em todo o mundo. A especificação do Bluetooth 3.0 será lançada em 2009 e os primeiros dispositivos com esta tecnologia chegarão por volta de 2010.
Clipboard02rr
O Bluetooth 3.0 habilitará o uso de novas aplicações, tornando possivel a conexao de novos dispositivos móveis periféricos e novas oportunidades de negócios. Também trará consigo novos desafios de segurança e privacidade, pois permitirá que dispositivos móveis se comuniquem de formas inovadoras, como por exemplo ligar e desligar luzes e outros aparelhos eletronicos.

Interfaces móveis de usuário

As interfaces móveis de usuário afetam profundamente a experiência de uso e suporte dos dispositivos móveis. Este será também um mercado de competição intensa em 2009 e 2010, com fabricantes utilizando estas interfaces como diferenciais em seus produtos e plataformas.

Interfaces inovadoras e diversificadas tornarão o desenvolvimento e suporte a aplicações business-to-employee (B2E) e business-to-consumer (B2C) mais complexos. Algumas aplicações terão de ser re-escritas para a compatibilidade com interfaces sensiveis ao toque – touch screen. Melhores interfaces tornarão a internet móvel em um canal mais acessível para clientes e colaboradores.

Tecnologias de localização

A maioria dos dispositivos móveis já possui recursos de localização. O GPS será uma tecnologia importante, mas não universal. A disponibilidade de aplicações de mapeamento nestes dispositivos (como Google Maps ou Nokia Maps) facilitará o desenvolvimento de aplicações voltadas à localização. Tecnologias Wi-Fi que podem identificar a localização de um dispositivo ou etiqueta de identificação Wi-Fi já estão maduras o bastante para uma adoção em maior escala.

As tecnologias de localização tornam as aplicações móveis mais poderosas e úteis. No futuro, a localização será um componente-chave de aplicações de presença móvel e de redes sociais móveis. Entretanto, as empresas que fornecem tais aplicações deverão estar atentas às questões de privacidade e segurança.

802.11n

O padrão 802.11n permite taxas de transferência Wi-Fi entre 100 Mbps e 300 Mbps. Este padrão provavelmente definirá a performance Wi-Fi por muitos anos. Alguns dispositivos com esta funcionalidade já estão disponíveis e serão compatíveis com a versão final do 802.11n.

A comunicação Wi-Fi em alta velocidade interessa aos usuários de streaming de mídia, tanto para uso pessoal quanto profissional. A cobertura maior é útil, em comparação com padrões anteriores que demandavam uma quantidade maior de pontos de acesso.

Telas

As telas de dispositivos móveis limitam várias de suas funções: tamanho, formato, fragilidade e duração da bateria. Algumas aplicações também são limitadas em uma tela menor. Durante 2009 e 2010, algumas tecnologias novas impactarão o mercado:
Telas de pixels ativos: tecnologias como o OLED permitem uma redução de consumo de bateria de 50% a 70% em comparação com uma tela tradicional.Clipboard22y
Telas passivas: tecnologias como o e-ink já estão disponíveis no mercado há algum tempo e são atraentes pois não consomem energia em telas estáticas.
Picoprojetores: estes projetores são pequenos o suficiente para caber na palma da mão. Por volta de 2010, picoprojetores do tamanho de um dado estarão disponíveis em alguns dispositivos.
Internet no mundo móvel- web mobile e widgets

A internet móvel está surgindo como uma alternativa de baixo custo para a distribuição de aplicações móveis simples para vários dispositivos.

A internet móvel possui algumas limitações que não serão resolvidas até 2010, por exemplo nao existe um padrao de navegador – browser para os dispositivos moveis.

As vantages em termos de Custo Total de Propriedade para aplicações móveis, combinadas com o leque de dispositivos que podem utilizá-las significa que esta tecnologia será chave para os mercados B2E e B2C.

Banda larga no celular

Em muitas regiões, é possível obter uma conectividade razoável com o HSPA em comparação com os “hot spots” Wi-Fi. Com o amadurecimento da tecnologia, já é possível encontrar laptops com módulos celulares internos que oferecem um desempenho superior aos cartões e placas USB. Acreditamos que políticas agressivas de preço para a banda larga no celular criarão uma demanda que poderá ser superior ao suportado pela infraestrutura atual de algumas operadoras.

Near Field Communication (Comunicação em área próxima)

O NFC oferece uma maneira simples e segura de comunicação para distâncias de um ou dois centímetros. Esta tecnologia está surgindo como um padrão para aplicações como por exemplo pagamento através de dispositivos móveis, vouchers e ingressos virtuais. Alguns dispositivos contendo este recurso já estão disponíveis e esperamos um crescimento ainda maior em 2009 e 2010.

Fonte: Teleco
::
::Clipboard0266

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s